
O Google lança hoje a versão brasileira do Google Maps, serviço que permite encontrar endereços e traçar rotas na internet. Até o fim do ano, as empresas brasileiras poderão colocar gratuitamente suas informações nos mapas do Google, com nome, endereço, telefone, descrição e até foto. ''''Mesmo as empresas que não tiverem um site próprio poderão ter presença na internet'''', disse Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google Brasil. Quem tiver um site, poderá incluir também o endereço da internet no mapa.
Assim como outros serviços do gigante da internet, o modelo de negócios do Google Maps é baseado na receita publicitária. Os anúncios de texto, chamados links patrocinados, aparecem do lado dos mapas. O anunciante poderá vincular o anúncio a uma região geográfica e mostrar no mapa a sua localização, quando o internauta clicar. O Google Maps permite a criação de mashups, que são a combinação das informações do Google com outras aplicações. ''''As pessoas podem colocar o Google Maps no seu site e identificar o que quiser'''', explicou Patrícia Pflaeging.
Os mapas foram fornecidos pela Maplink e o Google fechou parcerias de conteúdo com empresas como Guia da Semana, Oba Oba, Basilico e WebMotors, para abastecer os mapas com informações sobre lugares como restaurantes e concessionárias de veículos.
O laboratório do Google em Belo Horizonte foi o responsável pela adaptação do serviço para o Brasil. ''''Começamos em maio do ano passado'''', contou Bruno Diniz, engenheiro de software que está à frente do projeto. Desde setembro as imagens do Brasil estão disponíveis. Em maio, começou a ser possível identificar endereços e, em julho, traçar rotas. A partir de hoje, dá para fazer buscas por temas, como ''''pizzaria no Itaim''''.
O Apontador, empresa brasileira especializada em mapas, vê como positiva a entrada do Google no mercado local. ''''O Google é mais um parceiro que um concorrente'''', afirmou Rafael Siqueira, diretor de Tecnologia do Apontador. Hoje, a principal fonte de receita da empresa são projetos de mapas para terceiros, como Vivo, Nextel, Claro e Globo.com. ''''O Google permite criar aplicações na sua plataforma, mas não desenvolve os projetos, o que é uma oportunidade para nós.'''' Siqueira não descarta desenvolver aplicações para o Google Maps, apesar de ter tecnologia própria.
O gerente de Informática do Guia Mais, Luiz Marcelo Correa, afirmou que a chegada do Google deve ampliar o mercado. ''''Temos um conteúdo que nos diferencia'''', disse Correa.
Fonte: O Estadao